Nas últimas décadas, a manteiga foi responsabilizada por inúmeros problemas de saúde, desde a obesidade até doenças cardíacas.
No entanto, recentemente, a manteiga ressurgiu das cinzas e, surpreendentemente, se tornou um alimento saudável.
Aqui estão cinco razões pelas quais a manteiga é boa para você.
1. A manteiga é rica em vitaminas lipossolúveis
Há uma grande quantidade de vitaminas lipossolúveis na manteiga. Isto inclui as vitaminas A, E e K2.
A vitamina K2, em especial, é bastante rara na dieta moderna e muitas pessoas não a conhecem. Este tipo de vitamina pode ter efeitos poderosos sobre saúde. Ela está intimamente envolvida no metabolismo do cálcio e sua deficiência tem sido associada com várias doenças graves, incluindo doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose.
2. A manteiga é rica em ácido linoleico
A manteiga é uma grande fonte de ácido linoleico. Esse ácido graxo tem efeitos poderosos sobre o metabolismo e é vendido comercialmente como um suplemento para perda de peso. Além disso, o ácido linoleico possui propriedades anticâncer, bem como, reduz o percentual de gordura corporal.
3. Manteiga contém uma grande quantidade de gorduras saturadas saudáveis
O conceito de que gordura saturada é ruim para sua saúde é um mito! Nunca foi realmente provado cientificamente que este tipo de gordura pode causar qualquer dano à saúde. De fato, estudos recentes sugerem que não existe uma associação entre a gordura saturada e a doença cardiovascular.
As gorduras saturadas elevam o HDL (o bom colesterol) e possuem uma boa quantidade de gorduras de cadeia curta e média, que são metabolizadas de forma diferente das outras gorduras. Elas ainda colaboram para melhoria da saciedade e aumento da queima de gordura.
4. A manteiga é uma boa fonte de butirato
O butirato é um ácido graxo produzido pelas bactérias no cólon. O butirato pode prevenir o ganho de peso em uma dieta pouco saudável, aumentando o gasto de energia e reduzindo a ingestão de alimentos.
Nos seres humanos, o butirato é anti-inflamatório e tem efeitos de proteção no sistema digestivo.
5. A manteiga é associada a um menor risco de obesidade
As autoridades de nutrição recomendam frequentemente a escolha de produtos lácteos com baixo teor de gordura. Dessa forma, pode-se obter o cálcio que precisamos sem todas aquelas gorduras “ruins” e calorias. Mas, apesar do maior teor de calorias, comer produtos lácteos ricos em gordura não está associado com a obesidade.
Na verdade, um novo artigo de revisão lançado em 2012, descobriu que o alto teor de gordura não aumentou os riscos de doença metabólica e foi associado com um risco significativamente reduzido da obesidade.
Manteiga ou Margarina?
Especificamente, a principal diferença entre manteiga e margarina é que a manteiga é um produto alimentar natural derivado de gorduras animais (tipicamente leite). Por sua vez, a margarina é um produto alimentar processado feito a partir de vários óleos refinados (gorduras vegetais).
Atualmente, nem as pesquisas conseguem definir qual é a melhor. Se você for pesquisar, vai encontrar estudos informando que a margarina é melhor, e tantos outros informando que a manteiga é mais indicada para sua saúde. É uma verdadeira guerra entre a indústria do leite e a do óleo.
Até que pesquisas mais conclusivas sejam publicadas, indicamos que dê preferência ao seu paladar, ou seja, escolha a que mais te agradar. Aprecie com moderação!