Um novo estudo realizado pela Universidade do Arizona, nos EUA, descobriu que a esponja de cozinha é um dos lugares mais sujos da casa – para se ter uma ideia, uma esponja pode conter 200 mil vezes mais bactérias do que o assento do vaso sanitário.
E não estamos falando apenas das bactérias inofensivas em seus panos de limpeza e utensílios. Especialistas informam que os germes encontrados em esponjas, panos de prato e tábuas de corte podem causar paralisia.
O estudo verificou que há cerca de 10 milhões de bactérias por centímetro quadrado em uma esponja de cozinha e um milhão por centímetro quadrado em um pano de prato.
Um dos alvos da pesquisa foi uma bactéria chamada Campylobacter – que pode causar paralisia e é comumente encontrada em esponjas de cozinha. A bactéria pode se espalhar para os nervos periféricos ao redor do cérebro e afetar os movimentos do corpo.
Na maioria dos casos as pessoas superam o problema, mas a recuperação pode levar semanas, meses ou anos.
Como desinfetar uma esponja?
Existe uma forma bem simples de desinfetar uma esponja: basta colocá-la no micro-ondas por 2 minutos diariamente ou a cada dois dias. Com isso, 99% das bactérias serão eliminadas.
Lembrando que é sempre importante substituir a esponja a cada duas semanas.
Comentar…
TROQUE SUA ESPONJA SEMPRE!!!
como é importante trocar de espoja.
Esse tipo de problema é muito chato de se resolver.