A doença silenciosa, como é conhecido o diabetes, atinge, atualmente, mais de 12 milhões de pessoas só no Brasil. Pior: segundo o Ministério da Saúde, entre 2000 e 2010 a doença matou mais de 470 mil pessoas.
Aqui estão algumas dicas sobre como alterar sua dieta e estilo de vida para evitar o desenvolvimento do diabetes.
Procure um médico – antes de efetuar qualquer tratamento, procure um médico e realize um exame de sangue para verificar os níveis de glicose em seu organismo. Um simples exame de rotina já evita muitas dores de cabeça. Feito isto, vamos as dicas.
Uma colher de chá de canela por dia – a canela contém poderosos compostos que estabilizam o açúcar no sangue, aumentam o metabolismo da glicose e imitam a atividade da insulina no corpo.
Combine carboidrato com proteína e algumas gorduras insaturadas benéficas – tanto a gordura quanto a proteína diminuem a absorção de carboidratos e, portanto, ajudam a evitar picos e quedas abruptas nos níveis de açúcar no sangue após uma refeição rica em carboidratos.
Coma mais alimentos ricos em quercetina – um membro da família dos flavonoides, a quercetina ajuda a baixar os níveis de glicose no sangue e a melhorar os níveis de insulina no plasma, dois fatores comumente associados com o diabetes. A quercetina também ajuda a neutralizar os radicais livres e inibem a inflamação no organismo.
Maçãs, frutas cítricas, cebola, salsa, chá verde, vinho tinto, azeite, uvas e frutas escuras são alguns dos alimentos ricos em quercetina.
Espalhe a carga de carboidratos ao longo do dia – não consuma grandes quantidades de carboidratos de uma só vez – isto ajuda a minimizar os picos de açúcar no sangue.
Coma mais brócolis e vegetais crucíferos – os nutrientes encontrados no brócolis ajudam a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres e a diminuir os níveis elevados do mau colesterol (LDL), que está ligado ao diabetes.
Magnésio – a ingestão de magnésio é fundamental para proteger contra a hipertensão, doença cardiovascular e diabetes. O magnésio é um mineral essencial para o seu corpo, sem ele, sua imunidade, coração e sistema circulatório correm sério risco. Frutas, verduras, nozes e grãos são alguns dos alimentos ricos em magnésio.
Pratique mais exercícios – esta dica pode ser um pouco óbvia, mas, se envolver em atividade física regular pode ter um enorme impacto se o seu organismo vai sucumbir, ou não, a uma condição de diabético. Praticar exercício é um componente importante para se manter em forma e regular os níveis de açúcar no sangue.
Probióticos – as bactérias probióticas, que povoam o intestino e regulam o sistema imune, são essenciais para combater o aparecimento do diabetes. Um estudo publicado no início deste ano constatou que alterar o equilíbrio da microbiota de pacientes obesos com alto risco de diabetes, pode ajudar a reverter os efeitos metabólicos ligados ao diabetes.