Quais as melhores e piores frutas para quem tem diabetes

Boas notícias para os amantes da fruta em toda parte: comer frutas frescas está associado a um risco menor de diabetes e um menor risco de complicações se você já tiver a doença, de acordo com um novo estudo publicado na revista PLOS Medicine.

Se você está se afastando da fruta por causa do teor de açúcar, não há razão para fazê-lo, de acordo com este estudo. Em um período de sete anos, os pesquisadores analisaram a dieta e os resultados de saúde de mais de 500 mil adultos chineses. Os pesquisadores descobriram que o maior consumo de frutas não estava associado a níveis mais altos de açúcar no sangue, mesmo para pessoas com diabetes. Os adultos que consumiam frutas com mais frequência, na verdade, tinham um risco menor de desenvolver diabetes. O estudo analisou apenas o consumo de frutas frescas, não frutas secas ou sucos de frutas.

Melhores frutas para comer

Se você tem diabetes ou não, o consenso dos nutricionistas é o mesmo sobre quais frutas são as melhores para comer.

As melhores frutas são as que menos influenciam o açúcar no sangue, freqüentemente chamados de ‘baixa carga glicêmica”. Estas incluem frutas com cores ricas e profundas, como mirtilo, amoras, framboesas, cerejas escuras e kiwi. A cor rica é um resultado de antioxidantes – que sabemos ajudar a neutralizar os radicais livres

Coma mais destas

  • Mirtilos
  • Amoras
  • Framboesas
  • Cerejas escuras
  • Kiwi

Piores frutas para comer

Uma ressalva: nenhuma fruta é “a pior”. Todas as frutas fornecem fibras e nutrientes e podem fazer parte de uma dieta saudável. No entanto, as bananas, os abacaxis e as mangas são prejudicados pelo seu alto teor de açúcar em comparação com as outras.

Não os evite completamente, no entanto. Em vez disso, o foco deve ser diminuir a rapidez com que o açúcar no sangue aumenta. Por exemplo, se você comer uma banana sozinha, seu açúcar no sangue aumentará rapidamente. “Mas se você emparelhar frutas com alimentos que têm gorduras saudáveis, como mirtilos com nozes ou damascos com queijo, você vai diminuir a influência da fruta em seu açúcar no sangue. Essas gorduras retardam a absorção da glicose da fruta e evitam que o açúcar no sangue atinja níveis tão altos.

O conselho que você ouviu para comer a fruta inteira em vez de beber suco de fruta segue o mesmo raciocínio. A fruta inteira tem fibra, que é perdida no suco. Fibra ajuda a retardar a absorção do açúcar. Também é fácil consumir muito mais carboidratos do que o necessário ao beber suco de frutas.

O mesmo vale para frutas secas: a fruta seca é um ótimo lanche, mas 1/4 de xícara tem 15 gramas de carboidratos, por isso eu sugiro usar frutas secas em saladas ou misturadas com iogurte natural em vez de comê-la sozinha.

Comente com sua conta do Facebook

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here