Se você estiver tentando perder peso, pode pensar que a restrição no consumo de alimentos ricos em gordura é o primeiro passo para se dar bem na dieta. Porém, ao invés de cortar todas as gorduras, você terá muito mais sucesso se focar nos tipos de gordura que estiver ingerindo.
O corpo precisa de gordura – não muito. A gordura dá energia ao corpo, mantém a sua pele e cabelo saudáveis, ajuda a absorver vitaminas e até mesmo colabora para manter sua temperatura corporal.
Uma dieta rica em gordura saturada – encontrada nos produtos de origem animal e alguns óleos vegetais – pode levar a problemas cardíacos, mas comer a quantidade certa de gorduras insaturadas podem proteger o coração.
As gorduras insaturadas – incluindo as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas – são consideradas as boas gorduras. As gorduras poliinsaturadas podem ajudar a diminuir o colesterol total, enquanto as gorduras monoinsaturadas podem aumentar o bom colesterol e diminuir o mau colesterol.
Então, onde você pode encontrar as gorduras insaturadas? Veja abaixo alguns exemplos.
Abacate – metade de um abacate contém 15 gramas de gordura, sendo que, 10 dessas gramas são compostas por gordura monoinsaturada.
Amêndoas (e outros frutos secos) – um punhado de amêndoas, cerca de 30 gramas, contém 9 gramas de gordura monoinsaturada e 4 de gordura poliinsaturada.
Salmão (e outros peixes gordos) – além do salmão, o atum, a cavala e sardinha também oferecem uma dose considerável de gorduras saudáveis para o coração.
Azeite e azeitona – misturar 10 azeitonas grandes em sua próxima salada vai adicionar 5 gramas de gordura insaturada em sua refeição. O azeite é uma fonte ainda mais concentrada de gorduras saudáveis: uma única colher de sopa contém mais de 13 gramas de gordura saudável.
Ovo – 1 ovo inteiro grande tem 5 gramas de gordura monoinsaturada e poliinsaturada.
Gostei da matéria e vou comesa a comer
Olá Joel!
Esperamos que estes alimentos forneçam muitos benefícios para a sua saúde!
Obrigado pela visita e volte sempre!